CRÔNICAS DA ACEPUSP, 17 de agosto de 2022.
Hoje comemoramos 20 anos de existência de nossa Associação, e pra comemorar esse marco, decidimos inaugurar uma série de crônicas contando um pouco da nossa história institucional, nossas transformações e alguns causos.
A fundação da ACEPUSP remete ao ano de 2002, pela ação de um grupo de alunos da Universidade de São Paulo que propunha ações práticas para ampliar o acesso ao Ensino Superior público. Essa iniciativa inaugurou o “Cursinho Popular da USP”, ainda dentro do campus Butantã, com uma perspectiva política socialista, de trabalho coletivo e partindo de uma pedagogia crítica como método de abordagem ao estudo para o vestibular.
De lá para cá mudamos de endereço criando raízes na Rua da Consolação, elaboramos nosso próprio material didático, iniciamos diversos outros projetos internos, sempre com a perspectiva de ampliar o acesso ao conhecimento por meio de uma educação que seja além de técnica, significativa!
Na nossa história existem diversos ciclos, rompimentos e reencontros. Pelo nosso velho prédio passaram milhares de pessoas, que deram significado à existência dessa associação. Muitos alunos, que retornam ao espaço como professores e coordenadores, compartilham suas vivências, e assim o espaço vai se recriando, assimilando novas formas de ser e ganhando novos contornos, sempre carregado pelo trabalho sério das pessoas que acreditam na possibilidade de transformação da sociedade através da educação.
Esse ano, com essas crônicas, tentaremos mostrar um pouco o que somos e o que almejamos ser, traçar um percurso, ainda que não tão linear, que explique porque essa instituição vive depois de tanto tempo, de tantos eventos, de tantas barreiras e como ela ainda consegue ser significativa mesmo depois de tantas transformações sociais que nosso país viveu.